IVR

Exercício Operacional IVR 2025 chega ao fim com visita do Comandante de Preparo

O treinamento conjunto entre as Forças Armadas reforça interoperabilidade e inovação tecnológica na defesa nacional
Publicada em: 25/03/2025 10:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Vieira
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Maj Av Rodolfo

Após duas semanas de intenso treinamento conjunto entre as Forças Armadas, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025) chegou ao fim, nessa segunda-feira (24/03), na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O encerramento contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que acompanhou os resultados e analisou as lições aprendidas ao longo das atividades.

"O Exercício IVR é um dos mais complexos para o Comando de Preparo (COMPREP) planejar e executar, primeiro porque as plataformas IVR são muito heterogêneas, então para adaptar o cenário para o uso de todas as plataformas é um desafio muito grande. Outro desafio é adequar a resolução dos problemas às soluções tecnológicas que temos disponíveis, fazendo com que todos se sintam envolvidos no objetivo", destacou o Comandante de Preparo quanto aos desafios de se realizar o Exercício Operacional. 

Considerado um dos mais importantes treinamentos do COMPREP, o EXOP IVR 2025 reuniu cerca de 350 militares das três Forças Armadas, consolidando avanços na interoperabilidade e na aplicação do conceito C4ISTAR (Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento). Pela primeira vez na história, Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) atuaram de forma integrada, ampliando a capacidade de coleta e análise de dados em tempo real.

Além do emprego de aeronaves como o A-1M, R-99, E-99M, P-95 e P-3AM, o Exercício contou com veículos blindados do Exército, meios navais da Marinha e sistemas de defesa antiaérea, promovendo uma atuação multidomínio, coordenada nos âmbitos terrestre, marítimo, aéreo, espacial e cibernético.

"Nós temos grandes desafios tecnológicos a vencer, mas as evoluções estão em nível exponencial, especialmente porque nesse ano a Marinha e o Exército entraram no contexto. Isso é muito importante para que possamos operar nesse ambiente de integração entre as Forças Armadas", finalizou o Oficial-General. 

Durante a visita, também estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto. 

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER